
DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2178-2865
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo discute a democratizacao da comunicacao na sociedade brasileira, partindo da premissa que o processo e conflituoso e envolve atores com interesses antagonicos, especialmente por se tratar de um setor caracterizado pelo oligopolio. Neste trabalho, a discussao e sobre a realidade da televisao aberta brasileira, tomando como analise a implantacao da rede publica de televisao pelo governo federal, em 2007. Essa medida pode apontar para o inicio do processo de democratizacao, contudo a cultura politica do setor indica uma hibridez por mesclar acoes que podem ser consideradas importantes para democratizar o setor, sem, no entanto, alterar os mecanismos que mantem a concentracao midiatica. Palavras-chave: Televisao, TV publica, democratizacao, cultura politica. DEMOCRATIZATION OF COMMUNICATION IN THE BRAZILIAN SOCIETY Abstract: This article discusses the democratization of communication in the Brazilian society, from the premise that the process is contentious and involves actors with opposing interests, specially because it is a sector characterized by an oligopoly. In this paper, the discussion is about the reality of network television in Brazil, analyzing the deployment of public television by the federal government in 2007. This measure may point to the beginning of the democratization process, but the political culture of the sector indicates a hybridism of actions that can be considered important to democratize communication, without, however, changing the mechanism that keeps the media concentration. Keywords: Television, public TV, democratization, political culture.
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