Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Comunicação pública ou marketing político? Um estudo sobre o uso do rádio por duas prefeituras de Pernambuco

2014; Escola Nacional de Administracao Publica; Volume: 63; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21874/rsp.v63i1.89

ISSN

2357-8017

Autores

Ana Paula Costa de Lucena,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O trabalho analisou as práticas de comunicação implementadas pelas prefeituras do Recife e de Caruaru, detendo-se essencialmente nos esforços de comunicação para o cidadão por meio do rádio. Permitiu observar se o ato de comunicar dessas administrações municipais está mais voltado para uma comunicação pública ou para o marketing político. Para isso, a pesquisadora criou indicadores de diferenciação inéditos entre os temas comunicação pública e marketing político. As principais fontes foram os releases, matérias, áudios de programa e sugestões de nota, dos acervos das secretarias de Comunicação das prefeituras do Recife e de Caruaru. Durante o período de análise, observou-se que as prefeituras estudadas estão distantes da prática da comunicação pública. Como resultado, destaca-se o pouco empenho das prefeituras em informar assuntos de interesse público e dialogar com o cidadão.Palavras-chave: Comunicação Pública; Comunicação de Interesse Público; Marketing Político; Rádio; Cidadania.

Referência(s)