Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ATLETISMO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS DE OBJETIVO, CONTEÚDO E MÉTODO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

2009; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.3078

ISSN

1982-8918

Autores

Carmen Lúcia da Silva Marques, Jacob Alfredo Iora,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Atletismo vêm desenvolvendo-se com o objetivo clássico (sobrepujar), utilizando métodos que visam rendimento, desprezando criatividade, novas formas de movimento e inserção destas no contexto dos esportes. Este estudo caracteriza-se como descritivo, objetivando verificar o ensino do Atletismo (relação Objetivo, Conteúdos e Método) em aulas de Educação Física, a partir das práticas curriculares da disciplina Atletismo1. Participaram os professores de Educação Física das escolas pesquisadas. Como resultado, definiu-se categorias que traçam a realidade pedagógica da educação física na escola e elaborou-se meios e estratégias de reformulá-la, considerando concepções pedagógicas que se alicerçam no curso de Educação Física – Licenciatura da UFSM.

Referência(s)