
VERIFICAÇÃO DO CONTEÚDO DAS PROPAGANDAS DE EMPRESAS DE SERVIÇOS: UM ESTUDO DESCRITIVO E PROPOSIÇÕES DE PESQUISA
2008; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14210/alcance.v13n1.p69-90
ISSN1983-716X
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente artigo apresenta a comparacao do conteudo das propagandas de servicos com foco empresa-empresa e empresa-consumidor nas oito principais revistas de negocios do Brasil. Da mesma forma, verifica-se a existencia de diferentes target na elaboracao de seus conteudos. As variaveis analisadas foram: tipo de anuncio, apelo, manchete, comprovacao de qualidade, preco, segmentacao de mercado e endereco eletronico. Os dados foram angariados das revistas de negocios, totalizando 130 propagandas, das quais 37 foram para servicos empresa-empresa e 93 foram para empresaconsumidor. Os resultados obtidos por meio de uma analise de frequencia simples demonstraram que no geral foram utilizados (i) mais apelos racionais, contrariando a teoria; (ii) maior quantidade de manchetes do tipo noticias/informacao; (iii) maior apresentacao de endereco na Internet e (iv) mais apresentacao de segmentacao do tipo demografica. Ao final sao lancadas proposicoes para futuras pesquisas com base nos resultados encontrados. Estudos posteriores poderao testa-las com amostras maiores. Comentarios adicionais, sugestoes de ordem pratica e indicacoes adicionais para investigacoes futuras concluem o artigo.
Referência(s)