Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

INOVAÇÃO 6.0: A ABORDAGEM DE UM PROFESSOR CATALÃO

2013; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português

10.13058/raep.2013.v14n4.56

ISSN

2358-0917

Autores

Armando Terribili Filho,

Tópico(s)

Entrepreneurship Studies and Influences

Resumo

A Inovação 1.0, intitulada “Óvulo Tecnológico”, surgida em meados do século passado, era caracterizada por um processo linear de inventar, e posteriormente vender a invenção, tanto que, os atores eram basicamente os departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e o mercado. A inovação não pertencia à esfera estratégica da empresa, porque a estratégia, simplesmente inexistia. Um exemplo citado por Ferrás (2010) é a atuação da General Motors em um mercado expansivo, de fraca competição e com déficit de ofertas, pois assim, a direção da empresa se consistia em produzir e vender sem problemas. O período da Inovação 1.0 prescindia de estudos de sociologia dos mercados e de psicologia do consumidor

Referência(s)