Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O judô brasileiro, o desempenho, e as mídias: caso das olimpíadas de Atenas 2004 e o mundial do Cairo de 2005

2007; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/conex.v4i1.8637964

ISSN

1983-9030

Autores

Alexandre Janotta Drigo, Paulo Roberto de Oliveira, Juliana Cesana,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O Judô é um desporto Olímpico que, tradicionalmente, traz medalhas neste evento para o Brasil. Através de uma análise de documentos sobre a produção das mídias, internet e transmissões da televisão durante os eventos: 1) Olimpíadas 2004 e 2) Mundial de Judô 2005, buscou-se compreender: a) o quanto é representativa a participação brasileira em relação ao total de medalhas distribuídas nestes eventos e, b) o comportamento das mídias em relação à participação dos atletas brasileiros. Pode-se considerar que, apesar das medalhas conquistadas, há pouca evolução no desempenho da delegação brasileira e exageros por parte da “falação Midiática”. Palavras-Chave:

Referência(s)