
Estratégia e Mudança em um Clube Social e Recreativo: do Tradicional para o Inovador
2015; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22277/rgo.v7i2.1860
ISSN1983-6635
AutoresMariana Pires Vidal López, Geraldo Luiz De Oliveira Silva, Anete Alberton, Sidnei Vieira Marinho,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoEste caso para ensino aborda a gestão de clubes sociais, envolvendo a análise das atribuições e competências dos administradores da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, descrevendo a problemática que envolve a mudança de comportamento da sociedade e a administração da associação inserida no ramo de lazer e entretenimento na cidade turística de Florianópolis/SC. Foram realizadas entrevistas com os associados e ao final, foi apresentado um rol de propostas que podem ser adotadas para a reestruturação do clube. O Caso sugere aos alunos que avaliem as propostas apresentadas e criem novas alternativas para o restabelecimento da gestão administrativa e financeira focada em resultados, bem como, ações inovadoras de lazer e entretenimento para que o clube possa tornar-se atrativo a comunidade sendo capaz de manter e fazer novos associados. Com o objetivo de auxiliar os alunos na identificação de aspectos relevantes que venham a contribuir para a tomada de decisão foram relacionadas as características da associação/clube, a percepção dos administradores e associados com relação a importância do clube na vida social, cultural e esportiva dos familiares associados, os fatores que concorrem com o clube no oferecimento de lazer e entretenimento, pontos fortes e fracos do clube na opinião dos associados e as propostas inovadoras para atrair associados. Palavras Chaves: Comportamento do Consumidor. Gestão de Clubes. Lazer
Referência(s)