
Pesquisas de marketing pela internet: as percepções sob a ótica dos entrevistados
2008; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português
10.1590/s1678-69712008000700004
ISSN1678-6971
AutoresDaniel Infante Ferreira Gonçalves,
Tópico(s)Customer Service Quality and Loyalty
ResumoA importância da internet como um meio de comunicação de massa já é realidade. Assim, se encararmos a realização de pesquisas de marketing como um processo comunicativo, notaremos o enorme potencial que a internet agrega aos pesquisadores. Partindo desse pressuposto, este estudo busca apontar as funcionalidades da internet sob duas diferentes percepções: a partir de dados secundários, são apresentadas as principais vantagens e desvantagens da utilização da rede sob a ótica dos pesquisadores. Já em uma segunda etapa, a partir de dados primários, são avaliadas as percepções dos entrevistados em relação ao uso da internet em pesquisas de marketing. Como resultado, três principais fatores são identificados: a preferência subjetiva, o potencial interativo e a segurança percebida no acesso à rede, os quais possibilitam agrupar os respondentes da pesquisa com percepções semelhantes em três grupos distintos: os "céticos e preocupados", os "respondentes de plantão" e os "movidos pela tecnologia".
Referência(s)