Artigo Produção Nacional

Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens.

2008; Linguagem: Português

Autores

Andréia Machado Oliveira, Tânia Mara Galli Fonseca,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O presente artigo propoe uma analise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma etico-estetico sobre a Educacao. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que e constituida por uma trama rizomatica de olhares e paisagens. A imagem da escola-paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, territorio e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando a nocao de individuacao proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptiveis e os planos lisos, imperceptiveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento politico calcado em experiencias que desacomodam e abrem os devires da Educacao.

Referência(s)