Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As práticas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças: a escola, a família e outros personagens

2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/etd.v2i2.1080

ISSN

1676-2592

Autores

Leila Cristina Borges da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer os diferentes personagens que comigo mediavam o acesso das crianças em relação às práticas de leitura e escrita. A pesquisa foi realizada na sala de aula, onde atuei como professora, compartilhando com Vygostky (1984) que, para se entender algo (neste caso, as práticas de leitura e escrita) é necessário estudá-lo nas dinâmicas das relações, mergulhada no processo, ou ainda, no movimento. Tendo como referencial teórico os estudos da história cultural (CHARTIER: 1996; HÉBRARD; 1996; FRAISSE: 1997), debrucei-me sobre os modelos históricos que circunscrevem as práticas de leitura e escrita, reconhecendo os vestígios acerca destas apropriações, pelos sujeitos dentro e fora da escola. Através dos relatos das crianças e da família, fui apurando meu olhar para os mediadores envolvidos neste processo: a oralidade, a materialidade do livro e a imagem. No percurso deste trabalho, observei ainda que as crianças respondem ao modelo escolar, burlando-o, apropriando-se das práticas de leitura e escrita de modo singular e compartilhado ao mesmo tempo.

Referência(s)