Artigo Produção Nacional

Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python

2011; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5753/cbie.wie.2011.1138-1147

ISSN

2316-6541

Autores

Diego Lopes Marques, L. Costa, Max André de Azevedo Silva, Ayla Débora Dantas S. Rebouças,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

This work describes the experience of an introductory programming course offered to high school students from the Vale do Mamanguape region of Paraiba. The course focused on the Python programming language and used games to attract the students for the course and to increase their interest on the computing area. Besides, some good practices to teach programming to high school students have also been proposed and applied. The course was well evaluated and at the end all the students declared that their interest on computing has increased after the course. Resumo. Este artigo descreve a experiencia obtida em uma oficina de introducao a programacao oferecida aos alunos do ensino medio da regiao do Vale do Mamanguape da Paraiba. O curso se focou na linguagem de programacao Python e utilizou jogos como fator motivacional para atrair os alunos e aumentar o seu interesse para o conteudo apresentado e para a area de computacao. Alem de jogos, outras boas praticas para o ensino de programacao para alunos de ensino medio foram levantadas e aplicadas. A oficina foi bem avaliada e ao final todos os alunos declararam que seu interesse pela area de informatica aumentou. 1. Introducao A demanda por profissionais da area de Tecnologia da Informacao vem crescendo cada vez mais (Computacao Brasil 2007). Por outro lado, ha uma tendencia de queda na procura por cursos superiores na area (Cabral 2007) e os indices de evasao em tais cursos estao entre os maiores. Alem da evasao, em alguns cursos se observa que estes enfrentam ainda altos indices de reprovacao em varias de suas disciplinas, principalmente as que envolvem programacao. Considerando este cenario, decidiu-se investigar se seria possivel atrair mais alunos para cursos na area. A ideia do projeto era introduzir nocoes de programacao a alunos do ensino medio utilizando uma linguagem de programacao que vem ganhando a simpatia de varios programadores por sua simplicidade e poder: a linguagem Python (Lutz 2011).

Referência(s)