Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O texto literário em turmas multicicladas de educação infantil e primeiro ciclo: uma reflexão teórico-metodológica

2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22297/dl.v1i2.298

ISSN

2316-1795

Autores

Isabelly Cristiany Chaves Lima, Marjorie Lopes Guimarães Loureiro Diniz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho com a leitura e a escrita de textos não consiste em uma tarefa fácil de ser executada. A dificuldade se acentua ao voltarmos para turmas multicicladas. Partindo dessas premissas, objetivamos, inicialmente, fazer uma ponderação teórica – tomando como base algumas diretrizes apontadas pelo Programa Escola Ativa – e, em seguida, realizaremos uma reflexão metodológica. Nessa segunda parte, elucidaremos com a proposta de uma sequência didática que traz em seu cerne a discussão de uma metodologia que prima o letramento literário. Para isso, utilizaremos como suporte a leitura da obra literária infanto-juvenil “Rolim”, de Ziraldo, presente na coleção “Corpim”, possível de ser aplicada em uma turma multiciclada de Educação Infantil e Primeiro Ciclo e até em turmas regulares. Tudo isso será viável, pois a obra em pauta traz o corpo não apenas como representação, mas como apresentação do ser e de suas subjetividades, através de uma relação de leitura verbal e não verbal.

Referência(s)
Altmetric
PlumX