Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar

2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5433/1984-3356.2009v2n3p257

ISSN

1984-3356

Autores

Natalia Germano Gejão,

Tópico(s)

Digital Storytelling and Education

Resumo

<span style="font-size: 12pt; line-height: 150%; font-family: "><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman;"><span style="font-size: 10pt; color: #000000; font-family: Georgia;"><span style="font-size: 12pt; color: #000000;"><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-size: 10pt; font-family: ";Georgia";,";serif";; mso-bidi-font-family: TTE2144548t00;">Este trabalho tem como proposta o estudo sobre o potencial cognitivo da imagem que permite inseri-la no conjunto de mediadores culturais participantes do processo de construção do conhecimento histórico escolar. A reflexão parte dos referenciais teóricos do conceito de imagem e da possível relação entre Imagem e História, onde estão envolvidas as noções de cultura visual e História Visual propostas por Ulpiano Meneses, para, então, focar-se na relação entre fotografia e História e na possibilidade de uso da imagem fotográfica, entendida como uma construção histórica que atua como vetor para a investigação da organização, funcionamento e transformação de uma sociedade, no ensino da disciplina. Defende-se, ainda, a superação do status de ilustração ao qual é, muitas vezes, limitada dentro do processo de ensino e aprendizagem.</span></p></span></span></span></span></span>

Referência(s)