
Música e Cibercultura
2009; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 16; Issue: 40 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2009.40.6317
ISSN1980-3729
AutoresClóvis Ricardo Montenegro de Lima, Rose Marie Santini,
Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoO desenvolvimento das tecnologias digitais muda as formas de produzir informação e o que se produz. A convergência tecnológica elimina limites entre mídias, tornando-as solidárias em termos operacionais, e erodindo relações com produtores e usuários. A Internet permite que qualquer um funcione como produtor, mediador e usuário de conteúdos. A música está vivendo profundas mudanças nos seus modos de produção, difusão e uso. A cena musical moderna era vinculada às séries da indústria cultural e a cultura de massas. A música popular moderna tem a forma de canções reproduzidas pelo fonógrafo, que se difundem pelo rádio, já a música na cibercultura está vinculada às novas tecnologias. A música digital tem a forma potencial de obra aberta, compactada sob a forma de arquivo MP3, fluindo nos MP3 players, celulares e Internet.
Referência(s)