The community of philosophical inquiry and the enhancement of intercultural sensitivity
2010; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.12957/childphilo.2010.20559
ISSN2525-5061
Autores Tópico(s)Counseling, Therapy, and Family Dynamics
ResumoEssa analise mostra como a Filosofia para Criancas (FpC) pode ser usada como uma ferramenta para intensificar a sensibilidade intercultural. Um grupo de jovens investigadores universitarios malteses e investigadores adolescentes orfaos moradores de um orfanato sao engajados numa investigacao dialogica, num processo de mudanca do modo como eles vem suas identidades subjetivas individuais. A analise sai da aplicacao da FpC num ambiente educativo formal e tambem de sua aplicacao no âmbito da infância. Desta maneira, o trabalho procura avancar no conhecimento sobre como a FpC pode ser aplicada criativamente para garantir tais valores como compreensao, empatia, dialogo, aceitacao de si e dos outros, e compartilhamento. Ele tambem mostra como as pessoas podem curar algumas feridas do passado atraves do compartilhamento, e tambem as ajuda a criar a esperanca de um futuro mais luminoso. A participacao deles numa comunidade de investigacao e uma manifestacao externalizada de suas questoes pessoais para uma melhor compreensao de suas proprias realidades e seus desejos de entender as pessoas de outras culturas. Atraves da importância dada a escuta da voz desses investigadores orfaos, a analise e conformada pela transicao de experiencias de vida e a juventude dos investigadores orfaos. O trabalho e estruturado numa combinacao interdisciplinar de psicanalise e pensamento socio-cultural e filosofico. Palavras-chave: sensibilidade intercultural; auto-reflexao; pluralismo; dialogo; esperanca
Referência(s)