A essência de um trabalho de Inteligência é a análise
2012; Revista Inteligência Competitiva; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24883/ric.v2i3.29
ISSN2236-210X
Autores Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoPara esta edicao, a Revista Inteligencia Competitiva, realizou uma entrevista com Armelle Decaup, com atuacao bastante expressiva em IC, quer na academia, quer em empresas. ENTREVISTA A essencia de um trabalho de Inteligencia e a analise Armelle Decaup [1] Revista Inteligencia Competitiva. Em que situacoes uma empresa pensa em implantar uma area de Inteligencia Competitiva? Armelle Decaup: Uma pratica de Inteligencia deve apoiar o processo decisorio da empresa. Embora nao exista uma tomada de decisao inteiramente isenta de riscos, a ideia e tornar o processo decisorio da empresa mais assertivo. Idealmente, a Inteligencia deveria ser uma filosofia organizacional. Embora muitas empresas esperam um fato negativo marcante para implantar uma atividade de Inteligencia “emergencialmente , a decisao de implantar esta pratica deveria ser tomada RIC: Qual deve ser a estrutura de um departamento de IC/CI na sua opiniao? (Quantas pessoas, que funcoes desenvolver) AD: Uma outra questao que gostaria de ressaltar e que existe hoje casos de sucesso em Inteligencia (no Brasil e fora) de empresas que criaram departamentos de Inteligencia assim como de empresas que optaram por criar um nucleo ou comite parcialmente dedicado a pratica de Inteligencia. Sendo assim, podemos tracar o perfil dos profissionais que devem incorporar um time de Inteligencia, porem sendo ele integralmente dedicado ou uma estrutura parcialmente voltada a funcao de Inteligencia. A seguir menciono algumas caracteristicas importantes para um profissional de Inteligencia: Senso de iniciativa / proatividade – nada vem mastigo em Inteligencia Inteligencia interpessoal / habilidade para networking – a capacidade de demonstrar empatia e chave numa funcao em que deve se trabalhar com uma rede de pessoas de A a Z Raciocinio analitico – um pensamento sistematico e essencial uma vez que maior parte do esforco e voltado para a analise Visao estrategica – muitos dos projetos de Inteligencia a serem desenvolvidos deverao servir para apoiar ou para definir a estrategia da empresa Negociacao / perspicacia – ninguem se envolvera em ciclos de Inteligencia “gratuitamente Quanto a estrutura do time de Inteligencia, se deve considerar a ambicao da empresa quanto a natureza da Inteligencia a ser produzida para poder compor o time, que precisara ser apto a passar por todas as fases do ciclo de Inteligencia, e que devera apresentar muitas vezes caracteristicas multidisciplinares e “tipos de Inteligencia “ variados. RIC: Quais os” processos ou ciclo de trabalho voce considera adequado? (coleta, analise e apresentacao – ciclo tradicional de ci/ic) AD: Acredito que muita enfase e sempre dada ao “tradicional” ciclo de Inteligencia: (1) identificacao das necessidades de Inteligencia, (2) coleta, (3) estruturacao/armazenamento, (4) analise, (5) disseminacao, (6) mensuracao dos resultados. Porem, baseado na minha experiencia, existe na verdade varios ciclos de Inteligencia possiveis, sendo que a empresa pode as vezes rodar este ciclo iniciando por uma outra etapa que nao seja a “primeira” do ciclo tradicional, e chegar ao resultado esperado. RIC: Quais as principais demandas de um departamento de IC/CI? (estudos de mercado para lancamentos de produtos, analise da concorrencia, analise dos precos da concorrencia) AD: Eu acredito que um departamento de IC nao deveria funcionar “sob-demanda”, e sim de uma maneira proativa, tendo como umas de suas primeiras responsabilidades a identificacao das necessidades de Inteligencia da organizacao em funcao da natureza das decisoes a serem tomadas, das metas estrategicas (e eventualmente taticas) da empresa, e das areas de vigilância da empresa. Com isto dito, processos e metodologias de Inteligencia podem ser aplicados a diversos tipos de Inteligencia produziveis: Inteligencia em produtos, competitiva, financeira, tecnologia, em compras/ supply chain , comercial, em P&D, etc. Inicialmente, e favoravel a empresa escolher um foco. Em funcao da priorizacao estabelecida, a natureza dos trabalhos pode variar muito de uma empresa para outra. Mesmo assim, o denominador comum e que esses trabalhos devem ter um foco analitico, e nao somente informativo. RIC: Quais as fontes mais importantes para um trabalho de IC/CI? (associacoes, funcionarios da empresa, sindicados, que fontes primarias – que fontes secundarias: imprensa, sites, facebook) AD: Todas essas fontes sao validas. Afinal, fontes devem vir de diversas frentes para que um cruzamento possa ser estabelecido entre elas. Tanto informacoes secundarias como primarias, tanto informacoes estruturadas como desestruturadas (boatos, rumores, etc.), tanto informacoes internas como externas, devem ser contempladas. A proporcao entre esses dois tipos de fontes de informacoes e variavel conforme a realidade de cada setor quanto a disponibilidade de informacoes. Porem rarissimos sao os casos de Inteligencia que nao ocasionam uma coleta de informacoes primarias porque muitas questoes de Inteligencia a serem enderecadas nao tem fontes existentes correspondentes ou entao porque a aplicacao de muitas tecnicas analiticas depende deste tipo de informacoes. RIC: Quais os resultados de IC/CI para uma empresa? Que exemplos voce pode mencionar? AD: Os resultados que a empresa deve procurar alcancar atraves de uma pratica de Inteligencia devem ser refletidos no aumento da assertividade da tomada de decisao. E esta tomada de decisao se inscreve no contexto do alcance dos objetivos que a organizacao se fixou, na maximizacao de oportunidades e na mitigacao de riscos. RIC: Quais os principais produtos de ic/ci? (ppts, relatorios doc, sms) AD: Com o volume de emails e arquivos que sao recebidos por todos, todos os dias, eu nao estou a favor de relatorios muito densos, que ninguem tem tempo de ler. A disseminacao da Inteligencia deve ser objetiva. Maiores detalhes sao guardados como cartas na manga. Vale mencionar que existe tambem outros aplicativos, alem dos tradicionalmente usados como o PowerPoint, tais como o Prezi, e ate o Publisher, que possibilitam a criacao de produtos de Inteligencia de uma maneira mais “jornalistica” e dinâmica. RIC: Qual sua recomendacao para profissionais de ic/ci se desenvolverem? AD: A minha recomendacao e que esses profissionais foquem no desenvolvimento de suas competencias analiticas, pois baseado na minha experiencia existe uma grande falta de profissionais aptos a conduzirem processos e dinâmicas analiticas no mundo empresarial. A meu ver, um profissional que consiga dominar este aspecto (suas metodologias, passos-a-passos), que tenha a capacidade de adaptar metodos analiticos a sua realidade, e que alem disso se identifique com este tipo de trabalho, tera um edge no mercado nesta area de Inteligencia. De fato, a essencia de um trabalho de Inteligencia e a analise . RIC: O que um departamento de ic/ci deve fazer? AD: O time de Inteligencia, seja ele um departamento ou um nucleo, deve liderar a iniciativa de Inteligencia, acionar a rede de cada projeto de Inteligencia, conduzir dinâmicas analiticas, ser repositorio dos metodos de Inteligencia, acionar redes, liderar projetos de Inteligencia, e as vezes fazer parte da rede de um projeto de Inteligencia. RIC: O que um departamento de ic/ci nao deve fazer? AD: Este time nao deve procurar carregar toda a responsabilidade da geracao de Inteligencia que a empresa precisa para dar respaldo a sua tomada de decisao. Seria bem pouco razoavel. Este grupo de profissionais nao tem toda a bagagem, know-how, etc, necessarios para gerar toda a Inteligencia da empresa. Inteligencia e a responsabilidade de uma rede de profissionais. A area (ou nucleo) de Inteligencia existe para liderar esta iniciativa, ser repositoria das metodologias e tecnicas analiticas, conduzir dinâmicas analiticas, motivar redes, etc. [1] Mestrado em Economia Aplicada pela University of Central Florida (EUA). Mestrado em Inteligencia Competitiva e Gestao do Conhecimento pelo CERAM (Franca). E-mail: adecaup@yahoo.com
Referência(s)