Artigo Revisado por pares

O conto popular africano: a oralidade que atravessa o tempo, atravessa o mundo, atravessa o homem

2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2176-5782

Autores

Celso Sisto,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O conto popular africano e as herancas da oralidade nos mecanismos de manutencao, preservacao e transmissao do conhecimento, dos costumes, das questoes eticas e esteticas coletivas; a tradicao cultural dinâmica e o importante papel da memoria como repositorio e veiculo da cultura, em sua funcao de comunicacao e continuidade. O conto popular africano, o registro escrito e suas principais caracteristicas. A interlocucao entre as formas escrita e oral. O conto popular africano e a transculturacao narrativa. O conto popular africano em outra cultura como sobrevivencia nativa, reincidencia nacional ou reconquista mitica. A atuacao dos grios modernos, o uso e a atualizacao do grande legado tradicional. A obra da africana Agnes Agboton, o livro “ Na Miton: la mujer en los cuentos y leyendas africanos” e o reconto “A menina-inhame”. A preservacao das matrizes orais na performance “cenico-literaria” do texto e os elementos da espetacularidade; as caracteristicas predominantes dos contos populares e das lendas fundadoras recontadas pela referida autora. Os indices da cultura ioruba e os temas universais. O universo da historia narrada, a origem espacial, o universo dos personagens, a caracterizacao economica e a funcao principal do relato. A fala proverbial como fala final. O reconto como preservacao da essencia e producao de nova linguagem em novo texto.

Referência(s)