
A venda da fé pela mídia: análise do discurso religioso apresentado no programa de TV da Igreja Mundial do Poder de Deus
2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.100240
ISSN1982-1689
AutoresHeloisa Cristina Romão Pereira, Valquíria Michela John,
Tópico(s)Media, Religion, Digital Communication
ResumoO objetivo da pesquisa consiste em analisar a estrutura discursiva e as estratégias de persuasão desenvolvidas com o objetivo de vender produtos de fé em cultos transmitidos através de programas de TV e pela internet da Igreja Mundial do Poder de Deus. Para a realização do estudo, foi selecionado um dos vídeos para a análise do discurso religioso e de persuasão assim como suas figuras de linguagem. A pesquisa se caracteriza como descritiva, análise documental de diversos materiais e análise do discurso. Conclui-se que o uso das estratégias de marketing e marketing religioso utilizados pela Igreja Mundial do Poder de Deus está relacionado à venda de produtos de fé, materiais ou imateriais, ofertando aos espectadores prosperidade, cura e a resolução para os mais diversos problemas do cotidiano
Referência(s)