Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A venda da fé pela mídia: análise do discurso religioso apresentado no programa de TV da Igreja Mundial do Poder de Deus

2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.100240

ISSN

1982-1689

Autores

Heloisa Cristina Romão Pereira, Valquíria Michela John,

Tópico(s)

Media, Religion, Digital Communication

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em analisar a estrutura discursiva e as estratégias de persuasão desenvolvidas com o objetivo de vender produtos de fé em cultos transmitidos através de programas de TV e pela internet da Igreja Mundial do Poder de Deus. Para a realização do estudo, foi selecionado um dos vídeos para a análise do discurso religioso e de persuasão assim como suas figuras de linguagem. A pesquisa se caracteriza como descritiva, análise documental de diversos materiais e análise do discurso. Conclui-se que o uso das estratégias de marketing e marketing religioso utilizados pela Igreja Mundial do Poder de Deus está relacionado à venda de produtos de fé, materiais ou imateriais, ofertando aos espectadores prosperidade, cura e a resolução para os mais diversos problemas do cotidiano

Referência(s)
Altmetric
PlumX