Artigo Revisado por pares

AVALIAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL MATRICULADAS NO ENSINO PÚBLICO REGULAR DE FLORIANÓPOLIS/SC

2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2412-2688

Autores

Giane Caon, Carla Regiane Vargas, Joyce Ribeiro, Rudney da Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O conhecimento do professor de Educacao Fisica Escolar sobre caracteristicas motoras peculiares de alunos com Paralisia Cerebral (PC) e aspecto emergente num momento em que a inclusao de pessoas com necessidades educacionais especiais e amplamente discutida e colocada em pratica. Este trabalho, descritivo-diagnostico do tipo transversal, buscou avaliar a motricidade ampla de criancas com PC, de 04 a 15 anos, matriculadas no ensino publico regular de Florianopolis/SC de fevereiro a maio de 2005. Para a avaliacao motora foi utilizado o GMFM-88, com verificacao de historico pre, peri e pos natal feita pelo preenchimento de um Formulario de Antecedentes. Foram avaliadas 22 criancas, com idade media de 7,9 anos, sendo a maioria do sexo feminino (63,3%), e quadriparesia o quadro mais frequente (36,4%). Quanto a descricao de antecedentes, verificou-se extrema prematuridade (19%); muito baixo peso de nascimento (25%); asfixia peri-natal (42,8%); diagnostico da PC so aos 5 anos (27,3%). Na motricidade, menores escores foram obtidos pelos casos de Quadriplegia e Coreo-atetose, com esperado valor zero em funcoes de ficar Em Pe e Andar, Correr e Pular. Meninas tiveram Escore-Total em valor medio maior que meninos, diferenca nao estatisticamente significante. A fim de possibilitar a inclusao dessa populacao na Educacao Fisica Escolar, e importante conhecer suas potencialidades motoras, elaborando planejamento que envolva o educando e previna o reforco de padroes patologicos de movimento, promovendo a qualidade de vida de tal populacao.

Referência(s)