AVALIAÇÃO MOTORA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL MATRICULADAS NO ENSINO PÚBLICO REGULAR DE FLORIANÓPOLIS/SC
2006; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 76; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresGiane Caon, Carla Regiane Vargas, Joyce Ribeiro, Rudney da Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO conhecimento do professor de Educacao Fisica Escolar sobre caracteristicas motoras peculiares de alunos com Paralisia Cerebral (PC) e aspecto emergente num momento em que a inclusao de pessoas com necessidades educacionais especiais e amplamente discutida e colocada em pratica. Este trabalho, descritivo-diagnostico do tipo transversal, buscou avaliar a motricidade ampla de criancas com PC, de 04 a 15 anos, matriculadas no ensino publico regular de Florianopolis/SC de fevereiro a maio de 2005. Para a avaliacao motora foi utilizado o GMFM-88, com verificacao de historico pre, peri e pos natal feita pelo preenchimento de um Formulario de Antecedentes. Foram avaliadas 22 criancas, com idade media de 7,9 anos, sendo a maioria do sexo feminino (63,3%), e quadriparesia o quadro mais frequente (36,4%). Quanto a descricao de antecedentes, verificou-se extrema prematuridade (19%); muito baixo peso de nascimento (25%); asfixia peri-natal (42,8%); diagnostico da PC so aos 5 anos (27,3%). Na motricidade, menores escores foram obtidos pelos casos de Quadriplegia e Coreo-atetose, com esperado valor zero em funcoes de ficar Em Pe e Andar, Correr e Pular. Meninas tiveram Escore-Total em valor medio maior que meninos, diferenca nao estatisticamente significante. A fim de possibilitar a inclusao dessa populacao na Educacao Fisica Escolar, e importante conhecer suas potencialidades motoras, elaborando planejamento que envolva o educando e previna o reforco de padroes patologicos de movimento, promovendo a qualidade de vida de tal populacao.
Referência(s)