
SATISFAÇÃO DOS EGRESSOS EM ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE E DESEMPENHO PROFISSIONAL
2012; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14210/alcance.v19n3.p308-326
ISSN1983-716X
AutoresPatrícia Morilha Muritiba, Sérgio Nunes Muritiba, Lindolfo Galvão de Albuquerque, Maurício Serpa Barros de Moura,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAs pesquisas de satisfacao dos estudantes sao objeto de interesse de educadores, professores e profissionais de planejamento das universidades. Alguns estudos sugerem, porem, que a satisfacao dos egressos tambem influencia no seu desempenho no mercado de trabalho. Este estudo analisa como se relacionam o estagio profissional atual e a satisfacao dos egressos com relacao ao curso de graduacao que eles fi zeram. Para isso, foi construido um instrumento de coleta de dados baseado nos indicadores de qualidade do MEC e da Capes – orgaos de avaliacao dos cursos superiores no Brasil – aliados a estudos cientificos sobre o perfil da educacao superior no futuro, de Hankin (1991) e Rossman (1992). Mediante uma survey, o instrumento foi aplicado a 153 egressos dos cursos de Economia, Administracao e Contabilidade da Universidade de Sao Paulo. Os resultados mostraram que o grupo de ex-alunos mais satisfeitos com o curso tambem sao aqueles que assumiram posicoes hierarquicas mais altas e com maiores salarios depois de formados. Outro achado e com relacao a percepcao de qualidade dos cursos por meio do instrumento desenvolvido, o que traz elementos para que educadores e gestores educacionais realizem melhorias nos cursos aqui analisados. Condizente com estudos anteriores propoe-se que as instituicoes de ensino atentem para a melhoria continua dos seus cursos e instalacoes para melhorar o desempenho dos seus egressos no mercado de trabalho e, consequentemente, sua competitividade.
Referência(s)