
NOVA ESFERA PÚBLICA NA ERA DA CIBERCULTURA
2014; Volume: 14; Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
1982-1662
Autores Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO artigo tem por objetivo analisar a nova esfera publica, que surgiu em decorrencia das transformacoes no ciberespaco. As mutacoes no ciberespaco, principalmente na internet, e que geraram a cibercultura, abrangem aspectos politicos, economicos, cientificos, tecnologicos e sociais, como mostram Pierre Levy &Andre Lemos (2010), e Giorgio Agamben (2010). Antes de nos reportarmos a concepcao de esfera publica em Habermas (2003) e de como essa concepcao e abordada em Levy &Lemos (2010) para analise da democracia na era do ciberespaco, faremos uma breve introducao acerca das “duas culturas”, expressao consagrada por teorizacoes de C. P. Snow (1995) a respeito da cultura humanistica e cultura cientifica, base para reflexoes epistemologicas em pensadores contemporâneos. Os aspectos economicos e tecnologicos da “galaxia da internet” serao tambem analisados, tendo por base as reflexoes de Manuel Castells (2003), Nicholas Negroponte (1997) e outros autores. Cibercultura e o titulo de um dos livros mais conhecidos de Pierre Levy (2000), no qual, dentre outros assuntos, ele aborda experiencias de artistas de vanguarda com a arte em rede. Thomas Khun, Deleuze e Guattari guiam a teorizacao de Isabelle Stengers (2002), acerca dessas questoes da ciencia e da epistemologia na contemporaneidade. Por fim, nas conclusoes do artigo, faremos breves mencoes as mais recentes tendencias de novidades no ciberespaco, dentre as quais podemos destacar desde aquelas que estao no estagio de ebulicao criativa e processo de inovacao tecnologica, como roupas computadorizadas, confeccionadas com tecido eletronico (e-tecido) e outros acessorios (como os oculos do Google), ao crescente uso de telas sensiveis ao tato, alem de novas formas do uso de laser, holografia, holograma, impressora 3D, TV 4D. Enfim, como enfatiza Adauto Novaes (2009), pensar a civilizacao tecnocientifica significa pensar tambem a nova condicao humana, aquilo que nos lanca em direcao a nos e contra nos – por em discussao nao apenas as necessidades artificiais, mas tambem a origem dos problemas criados pelo proprio espirito. Essa e uma das questoes que sao objetos das analises de Heidegger (1994) e Peter Solterdijk (2000), acerca do humanismo e do pos-humanismo.
Referência(s)