Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A especificidade da compreensão metafórica em crianças com autismo

2008; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1980-8623

Autores

Viviane Costa de Leon, Maity Siqueira, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Cleonice Alves Bosa,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

As pesquisas envolvendo a compreensao de aspectos figurados por autistas sao unânimes em afirmar que esses individuos nao compreendem metaforas. O objetivo desse artigo e discutir a hipotese de que a dificuldade dos autistas nao reside exatamente na compreensao de sentidos figurados, mas na sua incapacidade de incluir o contexto e/ou a intencao do outro na interpretacao de um enunciado com sentido figurado. A fim de desenvolver essa hipotese, parte-se, inicialmente, da delimitacao do conceito de metafora e, em especial, da apresentacao de um tipo de metafora – as primarias – que, em principio, nao requer pistas contextuais para sua compreensao. A seguir, passa-se a delimitacao do conceito de Transtorno Global do Desenvolvimento, ja que o autismo pertence a essa categoria nosologica. Por fim, sao revisados estudos que fornecem evidencias quanto a compreensao de alguns aspectos figurados por individuos autistas para apontar novas hipoteses para as falhas na compreensao de metaforas por esses sujeitos. Palavras-chave: Autismo; metafora; linguagem figurada.

Referência(s)