Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento sustentável? Uma análise centrada na realidade portuguesa

2006; Organization of Ibero-American States; Volume: 41; Linguagem: Português

10.35362/rie410776

ISSN

1681-5653

Autores

Mário Freitas,

Tópico(s)

Environmental Education and Sustainability

Resumo

O texto destaca que a EA em Portugal tem una rica história, que começou a ser explorada em 1975: projectos escolares, dinamização das populações, publicações e vontade política para questões de ambiente, entre outros indicadores. Una avaliação detalhada dos projectos de ea implementados em Portugal ao longo de mais de trinta anos é completada com a análisis de questionários. O texto destaca que uma análise da situação actual e perspectivas futuras da Educação Ambiental (EA), não pode deixar de considerar três aspectos essenciais, estreitamente inter-relacionados: a) as mais valias e as deficiências que, até este momento, a têm caracterizado; b) as exigências colocadas pela profunda crise que abala o nosso mundo; e, c) o debate acerca da emergência da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (eds) e das eventuais inter-relações entre estas duas perspectivas educativas.

Referência(s)