
AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE TRADUÇÃO PORTUGUÊS-LIBRAS VISANDO O USO NO ENSINO DE CRIANÇAS SURDAS
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.53550
ISSN1679-1916
AutoresJoão Paulo Colling, Clodis Boscarioli,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNo processo pedagógico a utilização de materiais que complementem o trabalho do professor e favoreçam o aprendizado do aluno é fundamental. As tecnologias têm inúmeras possibilidades de aplicações que podem e devem ser exploradas na educação em todos os níveis e para estudantes com diferentes necessidades, como no caso de crianças surdas. Este artigo aborda esta temática, avaliando a acessibilidade linguística em softwares educativos pela inserção de Libras, sua língua natural. Ao mesmo tempo, apresenta e discute as perspectivas desta inserção, ponderando e identificando os atributos necessários para realizar uma tradução efetivamente compreensiva para uma criança.
Referência(s)