REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESCOLARES DAS 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON DO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO-PR.
2009; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 79; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresIlson de Souza, Morgana Claudia Silva, Alissianny Haman Fogagnoli, Joel Oliveira De Souza,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoA presente pesquisa buscou verificar a representacao social sobre as aulas de Educacao Fisica para os alunos das 8a series do Ensino Fundamental do Colegio Estadual Marechal Rondon de Campo Mourao - Pr. Foi uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos uma entrevista semi-estruturada, com roteiro nao fixo e como amostragem 18 alunos das 8a series. Buscamos entender no discurso dos alunos, atraves do dito e do nao dito as representacoes que eles possuem sobre as aulas de Educacao Fisica. Desta forma, percebemos que as aulas de Educacao Fisica tem importância para eles, mas esta importância situa-se em outra esfera a esfera do prazer, do fazer por fazer, possui carater de lazer-ludico. Nos seus discursos sobre a aula desejada mostram seus desejos de conhecerem e trabalharem com jogos cooperativos, recreativos, danca, teatro, karate, entre outros e tambem aulas teoricas atreladas as praticas, experienciando novos conhecimentos. Conceituam o bom professor como sendo aquele que alem de cobrar as regras dos alunos, tambem as cumprisse, permite-nos inferir que o professor deve ser o modelo, o espelho para ser seguido pelos alunos. Em relacao a representacao por genero o que fomenta esta grande acentuacao e a prevalencia dos conteudos embasados em atividades desportivas de competicao e forca, que reforca o vies de conceituacao de homem forte e mulher fragil.Topicos como desenvolvimento fisico e bem estar foram mencionados em numero menor do que o esporte.
Referência(s)