Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Motivação dos servidores públicos: um caso na saúde pública na Amazônia

2015; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18227/rarr.v2i1.745

ISSN

2237-8057

Autores

Tiago Luz de Oliveira, Luis Cláudio Jesus Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Já há algum tempo, muitos estudiosos da administração, juntamente com pesquisadores de outras áreas, tais como, psicologia e economia, concentram seus estudos na compreensão dos fatores relacionados a qualidade de vida no trabalho. Esse novo olhar, apenas ilustra a grande importância dos recursos humanos para as organizações, evidenciando a necessidade de atrair e manter pessoas motivadas e satisfeitas com e para o trabalho. Neste artigo o objetivo é identificar os níveis e principais fatores que geram satisfação e insatisfação no trabalho dos servidores públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima – SESAU/RR. Na revisão de literatura, além de conceituar a gestão de pessoas e sua importância nas organizações, opta-se pela ênfase nas discussões sobre a motivação e satisfação, foco e objetivo desta pesquisa. Na metodologia, a opção é pela realização de levantamento de campo (survey), pelo enfoque quantitativo com lógica dedutiva e objetivo descritivo. Na coleta de dados aplica-se questionário estruturado com escala tipo Likert. Os resultados observados indicam percentual significativo de servidores motivados e satisfeitos. Dentre os fatores de motivação, destaca-se o “trabalho em si” e a “realização proporcionada”, já os fatores de satisfação com maior freqüência são “sensação de realização com o trabalho” e “relacionamento interpessoal”. Também foram identificados os fatores geradores de desmotivação e insatisfação. Os resultados limitados a uma secretaria apontam para a necessidade de aprofundamento das pesquisas, não só envolvendo servidores de outros setores da SESAU como também em outras secretarias do Estado de Roraima.

Referência(s)