A trajetória do brincar, da competição a criação
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2526-8910
AutoresLuzia Iara Pfeifer, carolina S. Carvalho, Vanessa M. D. Santos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumoo brincar permite a crianca 0 autoconhecimento, a comunicacao com 0 outro, a reelaboracao de papeis sociais e a internalizacao de regras e do ambiente que a circunda . A partir destes pressupostos , relata - se 0 brincar com uma crianca de sete anos de idade , do sexo masculino , matriculada na 2. serie de uma instituicao de ensino publica . As intervencoes aconteceram semanalmente , durante um trimestre , na cidade de Ribeirao Preto e tiveram como objetivo correlacionar as praticas as diferentes teorias a respeito das atividades ludicas , segmentadas em jogos simbolicos , jogos com regras , jogos de exercicios simples e jogos eletronicos. No decorrer dos encontros , verificou-se que a crianca era estimulada no ambiente familiar , propunha resolucao de problemas, participava das tomadas de decisao , era sociavel e comunicativa . Entretanto , sua competitividade por vezes a impedia de experenciar uma brincadeira de forma prazerosa. Sendo assim, propos - se a elaboracao de uma Caixa de Hist6ria a fim de trabalhar nao so a cooperatividade , como tambem 0 faz-de-conta, 0 pensamento simbolico e as potencialidades criativas .
Referência(s)