
Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/etd.v17i2.8637453
ISSN1676-2592
AutoresIván Fortunato, Cláudio Luís de Camargo Penteado,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoFrente à centralidade midiática contemporânea, apresentamos este artigo de revisão de literatura, concebido à luz dos estudos sociológicos e dos propósitos de uma nova área, denominada de Educomunicação. Ao cotejar a literatura com nossa própria experiência como docentes no ensino superior, temos como objetivo principal o de apresentar algumas críticas – ainda que no âmbito da teoria –, ao conteúdo midiático, que atua como uma espécie de concorrência desleal ao trabalho educativo realizado nas escolas e universidades. Primeiro, considera-se que em sua evolução histórica, os canais da mídia assumiram papel central na organização da vida social, em amplo sentido, abraçando as dimensões política, cultural, e até mesmo axiológica, da sociedade contemporânea. Segundo, discute-se o que nomeamos como concorrência desleal entre mídia e educação escolar, baseando-nos na enorme quantidade de produtos midiáticos desenvolvidos sob a ótica do espetáculo, seja informação ou entretenimento. Por fim, ressaltamos a educomunicação como uma potencialidade de cooperação ao trabalho educativo.
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