
Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses
2013; Volume: 21; Issue: 30 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
AutoresTais Dantas, Graça Maria Boal Palheiros,
Tópico(s)Education, Achievement, and Giftedness
ResumoEste artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que vem sendo realizadacom estudantes da licenciatura em musica no Brasil e em Portugal, com o objetivo deobservar os tipos predominantes de motivacao academica, tendo como base teorica ateoria da autodeterminacao (Deci; Ryan, 1985). A coleta de dados foi realizada a partirda Escala de Motivacao Academica de Vallerand et al.(1992), revisada por Guimaraes eBzuneck (2008), que avalia sete tipos de motivacao: desmotivacao; regulacao externa porfrequencia as aulas; regulacao externa por recompensas sociais; regulacao introjetada;regulacao identificada; regulacao integrada; motivacao intrinseca. Participaram do estudo47 estudantes da Universidade Federal da Bahia e 59 estudantes da Escola Superiorde Educacao do Instituto Politecnico do Porto. Os dados foram analisados medianteprocedimentos de estatistica descritiva, observando-se uma tendencia para a motivacaoautonoma nos dois grupos, situando-se entre a motivacao extrinseca por regulacaointegrada e motivacao intrinseca. This article presents part of the results of a research carried out with undergraduatemusic students in Brazil and Portugal, which aims to observe their predominant types ofacademic motivation, according to the self-determination theory (Decy & Ryan, 1985).The instrument for gathering data was a Brazilian version of the Academic MotivationScale by Vallerand et al. (1992), revised by Guimaraes & Bzuneck (2008), which evaluatesseven types of motivation: amotivation, extrinsic motivation by external regulation ofclass frequencies, external regulation by social rewards, introjected regulation, identifiedregulation, integrated regulation, intrinsic motivation. Participants were 47 students of theFederal University of Bahia and 59 students of the School of Education of the PolytechnicInstitute of Porto. The analysis of data has followed descriptive statistics procedures. Theresults suggest a tendency for autonomous motivation in both national groups, which issituated between the integrated regulation and the intrinsic motivation.
Referência(s)