Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Funções da alternância de línguas na sala de aula de inglês como segunda língua

2019; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15210/rle.v12i1.15703

ISSN

1983-2400

Autores

Heloísa Augusta Brito de Mello,

Tópico(s)

Second Language Learning and Teaching

Resumo

Retomando o debate sobre o papel da primeira língua (L1) no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda (L2), este estudo focaliza as funções da alternância de línguas em uma sala de aula de Inglês de uma escola de imersão localizada na região Centro-Oeste do Brasil. O grupo de alunos é composto, na sua maioria, por crianças entre 7 e 9 anos de idade, falantes do português como L1. Para examinar tais funções, adoto como metodologia de pesquisa os princípios da etnografia educacional e, como perspectivas teóricas, a sociolingüística interacional, a lingüística funcionalista e a teoria sociocultural. Os resultados mostram que a alternância de línguas proporciona melhor interação na sala de aula, visto que assume importantes funções comunicativas, regulatórias e instrucionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX