Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2526-8910

Autores

Carolina Bastos Plotegher, Maria Luísa Guillaumon Emmel, Daniel Marinho Cezar da Cruz,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A tecnologia assistiva e uma area de conhecimento em expansao no Brasil. Sua utilizacao na escola pode auxiliar alunos com deficiencia no desempenho de tarefas importantes para a participacao em diferentes atividades. O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilizacao dos produtos assistivos como auxilio no desempenho escolar de alunos com deficiencia incluidos na rede regular de ensino de Sao Carlos, SP. Baseou-se na analise de uma acao extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tipos de deficiencias. As intervencoes foram realizadas com base na avaliacao School Function Assessment, feita com as professoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Tambem foi feita a observacao dos alunos na realizacao de tarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptacoes, entre engrossadores, argolas para ziper, planos inclinados, pranchas de comunicacao, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Alem das adaptacoes foram realizadas orientacoes a respeito do uso dos dispositivos para os professores e responsaveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiou os alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condicoes para a sua inclusao escolar. Ainda, com a participacao de alunos da graduacao em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidar com reais questoes da inclusao escolar e intervencoes, dessa forma, aproximando a teoria da pratica. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006

Referência(s)