
CINEMA, HOMOEROTISMO E SOCIEDADE: UMA LEITURA QUEER DOS FILMES MALA NOCHE, UN CHANT D’AMOUR E CREPÚSCULO DO CAOS
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/emb.v11i1.35724
ISSN2238-4251
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoAs narrativas cinematograficas exercem grande poder sobre o publico. Elas veiculam e constroem relacoes de genero e sexualidades o que torna de extrema relevância a investigacao dos discursos/praticas/efeitos do cinema na constituicao de valores e representacoes sociais e tambem contribuem para delimitar os papeis dicotomicos entre homem/mulher, masculino/feminino, hetero/homo, bem como investigar abordagens que problematizem as sexualidades de forma interseccional. O cinema foi priorizado aqui como um locus de criacao marcado pela experiencia das identidades homoeroticas. Neste sentido, foram analisados tres filmes Mala Noche de Gus Van Sant,Un Chant D’amour de Jean Genet e Crepusculo do Caos de Derek Jarman. Sao filmes de diretores centrados em subjetividade queer que podem contribuir para a critica cultural as sociedades patriarcais, machistas e sexistas, propiciando outros sentidos para o imaginario social. Buscou-se conferir tambem nesta pesquisa as praticas discursivas queer esbocadas em parte no cinema, embora tenha claro que elas nao sao lineares, nem uniformes. Apesar de suas diferentes linguagens e formas de producao, constatase que e possivel tecer uma comunicabilidade, uma ponte queer a partir de “fios comuns” entre os trabalhos desses diretores, sem ignorar, contudo, suas diferencas e subjetividades.
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