Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Disclosure de estratégia em relatórios anuais: uma análise de dimensões culturais, de sistema legal e de governança corporativa em empresas de quatro países

2011; UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1678-69712011000400007

ISSN

1678-6971

Autores

Marcelo Sanches Pagliarussi, Giuliana Bronzoni Liberato,

Tópico(s)

Corporate Identity and Reputation

Resumo

Este estudo teve como objetivo oferecer explicações para as diferenças observadas no nível de disclosure de aspectos relativos à estratégia verificado nos relatórios anuais de uma amostra de firmas dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França e do Brasil. Três elementos teóricos centrais foram articulados para explicar as variações no nível de disclosure de estratégia na amostra: dimensões culturais, sistema legal e governança corporativa. Uma matriz de previsão foi construída com base na teoria, e abordou-se o disclosure da estratégia em cada relatório por meio da técnica de análise de conteúdo temático. A amostra foi formada por 73 relatórios anuais de empresas de quatro países no ano de 2006. As hipóteses foram testadas por análise de regressão linear e testes não paramétricos de igualdades de média. Os resultados suportam parcialmente a hipótese desenvolvida, de que existe influência significativa das variáveis culturais, do sistema legal e de governança corporativa de cada país nos níveis de disclosure de estratégia observados nos relatórios anuais. As diferenças mais significativas estão relacionadas com o sistema legal de cada país. As empresas da amostra pertencentes aos Estados Unidos e ao Reino Unido, caracterizados pelo uso do direito consuetudinário (Common Law), apresentaram maiores níveis de disclosure de estratégia que as empresas pertencentes à França e ao Brasil, países que adotam o direito romano (Civil Law). Este estudo contribui para a pesquisa na área de disclosure de estratégia ao oferecer evidências empíricas de que o sistema legal tem poder de influir na quantidade de informações estratégicas reveladas pelas empresas de capital aberto. No entanto, o processo de análise de conteúdo manual é um limitador do tamanho da amostra utilizada.

Referência(s)