
Os Principais Valores Presentes no Discurso Jornalístico da Revista Veja
2008; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-677x.rum.2008.51112
ISSN1982-677X
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
Resumo<p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify;"><span style="font-size: 14px;"><span style="font-family: Times New Roman;">Foram analisadas 22 reportagens de capa da revista <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Veja</span>, sobre comportamento, para definir os principais valores que a revista destaca como centrais para nortear o comportamento contemporâneo. A amostragem reuniu 56 revistas, do período entre setembro de 2003 e setembro de 2004. O objetivo é responder como <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Veja </span>constrói comportamentos contemporâneos e institui sentidos sobre os valores que os norteiam. Para isso, foram mapeados os valores dominantes representados nas matérias, identificando as marcas discursivas desses valores e como elas constroem um efeito de paráfrase ao longo de textos diversos. Destacamos, em nossas conclusões, que <span style="mso-bidi-font-style: italic;">Veja </span>defende um indivíduo saudável, belo, inteligente e que viva com prazer.</span></span></p>
Referência(s)