Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise do Comportamento e a Relação Terapeuta-Criança no Tratamento de um Padrão Desafiador-Agressivo

2004; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.31505/rbtcc.v6i2.52

ISSN

1982-3541

Autores

Cristiane Scolari Gosch, Luc Vandenberghe,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

O artigo discute o tratamento do comportamento desafiador e agressivo de um menino de nove anos. O problema foi analisado em termos das interações que o menino construiu na tentativa de lidar com a família e com componentes do ambiente escolar. O tratamento consistiu num trabalho direto com a criança, biblioterapia com a mãe, estabelecimento de estratégias em conjunto com os adultos envolvidos, além da discussão dos avanços conquistados por eles. Esse relato não pretende mostrar a eficácia de um programa de intervenção planejado. Ele ilustra a possibilidade de combinar, de maneira produtiva, estratégias provenientes da Análise Aplicada do Comportamento (treino de pais ou reestruturação de contingências) com as da Psicoterapia Analitico-Funcional (o trabalho através do relacionamento genuíno entre terapeuta e criança) com a intenção de quebrar o ciclo vicioso que os comportamentos da criança e dos adultos mantinham umcomo outro.

Referência(s)