
FENOMENOLOGIA, MOVIMENTO HUMANO E A EDUCAÇÃO FÍSICA.
2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.16075
ISSN1982-8918
AutoresAguinaldo César Surdi, Elenor Kunz,
Tópico(s)Corporeality, Perception, and Education
ResumoA fenomenologia tem como princípio fundamental o “retorno as coisas próprias” isto é voltar ao mundo pré-reflexivo, ou ainda, ao próprio sujeito do conhecimento. Este artigo tem como objetivo, mostrar que a fenomenologia como fundamentação filosófica, contribui para ampliar o entendimento do movimento humano como fator significativo para o ser humano. A teoria fenomenológica possibilita compreender o movimento humano como um diálogo entre homem e o mundo, considerando o mundo vivido das pessoas como um caminho fundamental para a construção de uma gama de oportunidades significativas para que o homem crie e recrie seus movimentos. Este movimento possui as características fundamentais para o processo educativo, onde o ser humano tem participação efetiva em sua construção.
Referência(s)