Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FENOMENOLOGIA, MOVIMENTO HUMANO E A EDUCAÇÃO FÍSICA.

2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.16075

ISSN

1982-8918

Autores

Aguinaldo César Surdi, Elenor Kunz,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

A fenomenologia tem como princípio fundamental o “retorno as coisas próprias” isto é voltar ao mundo pré-reflexivo, ou ainda, ao próprio sujeito do conhecimento. Este artigo tem como objetivo, mostrar que a fenomenologia como fundamentação filosófica, contribui para ampliar o entendimento do movimento humano como fator significativo para o ser humano. A teoria fenomenológica possibilita compreender o movimento humano como um diálogo entre homem e o mundo, considerando o mundo vivido das pessoas como um caminho fundamental para a construção de uma gama de oportunidades significativas para que o homem crie e recrie seus movimentos. Este movimento possui as características fundamentais para o processo educativo, onde o ser humano tem participação efetiva em sua construção.

Referência(s)