O ENSINO EXPLÍCITO: UM MEIO PARA TORNAR EFICAZ NOSSO SABER PEDAGÓGICO – ENTREVISTA COM CLERMONT GAUTHIER

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 39 Linguagem: Português

ISSN

1982-0305

Autores

Andressa Aita Ivo, Marie Pierre Dencuff,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Clermont Gauthier e Professor Titular do Departamento de Estudos sobre o Ensino e a Aprendizagem na Faculdade de Ciencias da Educacao na Universidade Laval desde 1989. E titular da Cadeira de Pesquisa do Canada em estudos para a Formacao de Professores da Universidade Laval (Quebec) e membro fundador do Centro de Pesquisa Interuniversitaria para a Formacao e a Profissao Docente (CRIFPE). Ao longo de sua carreira universitaria publicou, como autor ou em colaboracao, mais de 40 livros e mais de uma centena de artigos e capitulos de livros sobre os temas pedagogia – suas origens e fundamentos – correntes pedagogicas, praticas pedagogicas eficazes e formacao de professores. A entrevista foi realizada em 18 de dezembro de 2012, ocasiao em que a entrevistadora realizava seu Doutorado Sanduiche na Universidade Laval de Quebec sob orientacao de Clermont Gauthier. As entrevistadoras acrescentaram notas explicativas, com o intuito de facilitar a compreensao de alguns aspectos.

Referência(s)