Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando os esportes na escola pública

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/conex.v12i2.2174

ISSN

1983-9030

Autores

Daniel Teixeira Maldonado, Daniel Bocchini,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Esse estudo descreve uma experiência pedagógica nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram os esportes. Realizado durante o 1° semestre de 2013, para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram alguns esportes (futebol, vôlei, handebol, basquete, beisebol, atletismo e tênis) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais regras e os conceitos de saúde no esporte. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo o preconceito racial no esporte. Após o desenvolvimento dessa experiência pedagógica, os alunos construíram uma visão diferenciada dos esportes realizados, compreenderam a história, as características desses esportes realizados no contexto escolar e a importância de respeitar todas as etnias que estão envolvidas nas praticas esportivas.

Referência(s)