Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação continuada em astronomia com professoras das séries iniciais no município de Canápolis, MG: um caso de parceira colaborativa

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ree-v9n12010-20575

ISSN

1982-7687

Autores

Ludmila Bolina Costa, Adevailton Bernardes dos Santos, Mílton Antônio Auth, Débora Coimbra Martins,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente trabalho relata resultados de algumas ações de um programa de educação continuada executado no município de Canápolis, MG, cujos conteúdos e metodologias estão voltados a explorar a realidade do professor em comparação aos resultados disponíveis na literatura. Estamos realizando uma pesquisa integrando a universidade e os professores de ensino básico numa parceria colaborativa, oportunizando intercâmbio de conhecimentos. Exposições dialogadas, exibição e discussão de trechos de filmes e de animações e a realização de oficinas interativas constituíram as principais estratégias de abordagem dos temas: sistemas de mundo, calendários, estações do ano, fases da Lua, eclipses, Sistema Solar, entre outros. A investigação realizada nos mostra que vivenciamos um processo de formação dinâmico, uma vez que as atividades desenvolvidas estão permitindo reflexões dos professores sobre as ações e a sua prática pedagógica.

Referência(s)