
Formação continuada em astronomia com professoras das séries iniciais no município de Canápolis, MG: um caso de parceira colaborativa
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/ree-v9n12010-20575
ISSN1982-7687
AutoresLudmila Bolina Costa, Adevailton Bernardes dos Santos, Mílton Antônio Auth, Débora Coimbra Martins,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente trabalho relata resultados de algumas ações de um programa de educação continuada executado no município de Canápolis, MG, cujos conteúdos e metodologias estão voltados a explorar a realidade do professor em comparação aos resultados disponíveis na literatura. Estamos realizando uma pesquisa integrando a universidade e os professores de ensino básico numa parceria colaborativa, oportunizando intercâmbio de conhecimentos. Exposições dialogadas, exibição e discussão de trechos de filmes e de animações e a realização de oficinas interativas constituíram as principais estratégias de abordagem dos temas: sistemas de mundo, calendários, estações do ano, fases da Lua, eclipses, Sistema Solar, entre outros. A investigação realizada nos mostra que vivenciamos um processo de formação dinâmico, uma vez que as atividades desenvolvidas estão permitindo reflexões dos professores sobre as ações e a sua prática pedagógica.
Referência(s)