
Trabalho Jornalístico e Convergência Digital no Brasil: Um Mapeamento de Novas Funções e Atividades
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18661/2318-857x/pauta.geral.v2n1p15-37
ISSN2318-857X
Autores Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoO artigo reflete sobre transformacoes na profissao de jornalista no Brasil com o surgimento de novas funcoes e atividades, derivadas tanto de mudancas estruturais no jornalismo quanto da arregimentacao de saberes tipicos dos trabalhadores do setor por empresas ou organizacoes nao midiaticas. A analise toma como ponto de partida 465 respostas a pesquisa “Perfil profissional do jornalismo brasileiro”, realizada em 2012, 288 com descricoes de novas funcoes e 177, de novas atividades. Argumenta-se que tais descricoes designam competencias recentemente demandadas dos jornalistas em tres areas: o planejamento de midias; a producao de conteudos e o desenvolvimento de novas linguagens; a gestao de equipes. Alem disso, o acrescimo de novas atividades intensifica a exigencia dos empregadores quanto a profissionais “multitarefa”. Por fim, argumenta-se que, ao dotar continuadamente o mercado de trabalho de novos profissionais com ensino superior completo, a expansao da oferta de cursos de Jornalismo no pais favorece a acao de empregadores cujas estrategias comportam saberes tipicos da profissao, tanto naquelas em que o jornalismo e uma atividade-fim, como naquelas em que e uma atividade-meio.
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