Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: ESTRATÉGIA PUNITIVA OU PROTETIVA?

2015; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1807-03102015v27n3p505

ISSN

1807-0310

Autores

Andréa Cristina Coelho Scisleski, Bruna Bruno, Giovana Barbieri Galeano, Suyanne Nayara dos Santos, Jhon Lennon Caldeira da Silva,

Tópico(s)

Maternal and Neonatal Healthcare

Resumo

ResumoEste artigo problematiza como os jovens em conflito com a lei são administrados nas medidas socioeducativas de internação e busca a discussão das diferenças entre as formas de atender aqueles que recebem medidas de proteção e aqueles que recebem medidas socioeducativas. No que concerne à gestão, encontra-se uma separação na administração das medidas de proteção e das medidas socioeducativas em meio aberto, geridas pela Assistência Social, e as medidas socioeducativas de internação, geridas pela Segurança Pública. A pesquisa se desenvolveu pelo método cartográfico, que abrangeu entrevistas realizadas com profissionais do sistema socioeducativo, visitas às unidades de internação, leitura de processos jurídicos e oitivas de audiências na Vara da Infância e da Juventude. Conclui-se que a proteção integral preconizada pelo ECA não atinge todos, como é o caso dos adolescentes em conflito com a lei que estão internados, tendo seus direitos violados em prol da manutenção da segurança da população.

Referência(s)