
A criança, a mãe social e o abrigo: limites e possibilidades
2005; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7322/jhgd.19769
ISSN2175-3598
AutoresPaula Cristina Nogueira, Liana Fortunato Costa,
Tópico(s)Homelessness and Social Issues
ResumoEsse trabalho pretende elaborar reflexões acerca da realidade das crianças que se encontram em situação de abrigamento, buscando compreender a função do educador neste contexto. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e em uma instituição que recebe e acolhe crianças no período de zero a três anos de idade, que ficam sob a responsabilidade de uma mãe social. O lar social estudado contava com 12 crianças e 4 adolescentes, sendo um deles filho biológico da mãe social. Utilizamos a etnometodologia, num total de seis observações, sobre a rotina de cuidados, sobre momentos de brincadeiras das crianças e sobre o momento da alimentação e da hora de dormir. As observações nos levaram a concluir que a qualificação das mães sociais seria o aspecto mais importante a ser observado para o oferecimento de cuidados adequados às crianças que permanecem em situação de abrigamento.
Referência(s)