
Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982012000100021
ISSN1982-6621
AutoresLuiza Lúcia e Silva Santana, Nina Rosa da Silveira Cunha, Marco Aurélio Marques Ferreira, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Adriel Rodrigues de Oliveira,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoO objetivo deste trabalho foi investigar a presença ou ausência de satisfação no trabalho dos diretores/gestores da educação básica pública, bem como sua interferência na gestão escolar. Tomou-se como referencial as categorias de Qualidade de Vida no Trabalho sugeridas por Walton. A pesquisa é descritiva, numa abordagem qual-iquantitativa, usando um questionário semiestruturado. A amostra consistiu de 124 casos distribuídos em 52 cidades de Minas Gerais. Os resultados indicam que há sentimento de satisfação por parte dos diretores/gestores com relação aos fatores relevância do trabalho, integração social na organização, uso e desenvolvimento de capacidades, constitucionalismo e oportunidade de crescimento profissional, o que propicia interferência considerada positiva na gestão escolar. Todavia, existe um sentimento de ausência de satisfação com relação aos fatores associados à remuneração; e um sentimento de indiferença, considerando os fatores associados às condições de trabalho e ao equilíbrio trabalho e vida.
Referência(s)