Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O brincar e suas implicações para o desenvolvimento infantil a partir da Psicologia Evolucionista

2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7322/jhgd.19840

ISSN

2175-3598

Autores

Janete Hansen, Samira Mafioletti Macarini, Gabriela Dal Forno Martins, Fernanda H. Wanderlind, Mauro Luı́s Vieira,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

A brincadeira é uma atividade presente na vida de crianças em diversas culturas, possuindo papel importante no desenvolvimento das mesmas. Apesar disso, tal importância nem sempre é reconhecida pelos adultos, os quais priorizam na educação das crianças aspectos cognitivos formais e apresentam uma dificuldade em visualizar a relação existente entre brincadeira e desenvolvimento. A psicologia evolucionista tem voltado seu olhar para o brincar por este caracterizar-se como adaptado e adaptativo da espécie, contendo aspectos filogenéticos e ontogenéticos. Tal abordagem busca estudar as possíveis relações entre cultura e filogênese no desenvolvimento deste comportamento. Dessa forma o objetivo deste trabalho foi apresentar o brincar a partir do referencial teórico da psicologia evolucionista, bem como seu conceito e suas características. Além disso, são apresentadas as relações entre o brincar, os tipos de brincadeira e as diferenças de gênero. A brinquedoteca é apresentada como um possível espaço no qual esse comportamento pode ser estimulado e valorizado.

Referência(s)