
O brincar e suas implicações para o desenvolvimento infantil a partir da Psicologia Evolucionista
2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7322/jhgd.19840
ISSN2175-3598
AutoresJanete Hansen, Samira Mafioletti Macarini, Gabriela Dal Forno Martins, Fernanda H. Wanderlind, Mauro Luı́s Vieira,
Tópico(s)Social Representations and Identity
ResumoA brincadeira é uma atividade presente na vida de crianças em diversas culturas, possuindo papel importante no desenvolvimento das mesmas. Apesar disso, tal importância nem sempre é reconhecida pelos adultos, os quais priorizam na educação das crianças aspectos cognitivos formais e apresentam uma dificuldade em visualizar a relação existente entre brincadeira e desenvolvimento. A psicologia evolucionista tem voltado seu olhar para o brincar por este caracterizar-se como adaptado e adaptativo da espécie, contendo aspectos filogenéticos e ontogenéticos. Tal abordagem busca estudar as possíveis relações entre cultura e filogênese no desenvolvimento deste comportamento. Dessa forma o objetivo deste trabalho foi apresentar o brincar a partir do referencial teórico da psicologia evolucionista, bem como seu conceito e suas características. Além disso, são apresentadas as relações entre o brincar, os tipos de brincadeira e as diferenças de gênero. A brinquedoteca é apresentada como um possível espaço no qual esse comportamento pode ser estimulado e valorizado.
Referência(s)