Resistência às mídias educacionais: um estudo de caso do Colégio Kennedy – Ponta Grossa-PR
2014; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Inglês
10.22169/intersaberes.v9i17.487
ISSN1809-7286
AutoresJosé Ilton da Silva, Marilisa do Rocio Oliveira, Márcio Fernandes Almeida,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO O objetivo geral do estudo e verificar se os professores do Colegio Estadual Presidente Kennedy estao utilizando as tecnologias da informacao inseridas na educacao e se eles sao resistentes a esta insercao. Os procedimentos metodologicos do trabalho em relacao a abordagem e ao tipo de pesquisa sao qualitativos e descritivos. A pesquisa aplicada foi realizada por meio de questionario e de observacao direta. Dentre as principais evidencias encontradas, verificou-se que a maioria dos professores que participaram do estudo utiliza-se das tecnologias disponiveis no Colegio. Porem, uma grande parte deles e resistente, ou seja, 30% sentem medo, 20% se sentem inseguros e 10% se sentem apaticos diante das tecnologias disponibilizadas pela instituicao de ensino. Nesse sentido, percebe-se tambem que uma parte dos envolvidos no processo educacional encara a insercao das tecnologias na educacao como sendo benefica. Entretanto, e possivel perceber que um grupo de professores ainda encara como sendo algo desnecessario para a educacao. Palavras-chave : Resistencia a mudancas. Midias educacionais. Formacao dos professores. ABSTRACT The overall objective of the study is to verify if the teachers from Colegio Estadual Presidente Kennedy have used information technologies embedded in education and if they are resistant to that insertion. The methodological procedures of the work regarding to the approach and the type of research are qualitative and descriptive. The applied research was conducted through questionnaire and direct observation. Among the main evidences, it was found that the majority of the teachers who participated in the study uses the technology available at the school. However, a large part of them is resistant, i.e. 30% is afraid of using them, 20% feels insecure and 10% feels apathetic in relation to the technologies provided by educational institution. In this regard, it was also found that some of the people involved in the educational process face the insertion of technology in education as being beneficial. Nevertheless, it can be noticed that a group of teachers still perceives technology as something unnecessary for education. Key words: Resistance to change. Educational Media. Teacher education. RESUMEN El objetivo general de este estudio es comprobar si los maestros del “Colegio Estadual Presidente Kennedy” utilizan las tecnologias de la informacion insertadas en el campo de la educacion y si son resistentes a esta insercion. Los metodos de trabajo en relacion con el enfoque y el tipo de investigacion son cualitativos y descriptivos. La investigacion fue llevada a cabo por medio de un cuestionario y de la observacion directa. Entre las principales evidencias encontradas, se constato que la mayoria de los profesores que participaron del estudio utiliza las tecnologias disponibles en el Colegio. Sin embargo, gran parte de ellos es resistente, es decir, el 30% tienen miedo, el 20% se sienten inseguros y el 10% se sienten apaticos frente a las tecnologias proporcionadas por la institucion. En este sentido, es evidente que una parte de los participantes en el proceso educativo, percibe la insercion de las tecnologias en la educacion como beneficiosa. Sin embargo, se percibe que un grupo de profesores aun opinan que la tecnologia es algo innecesario para la educacion. Palabras-clave : Resistencia al cambio. Medios de Ensenanza. Formacion de maestros.
Referência(s)