
Avaliação dos efeitos da educação e motivação sobre o conhecimento e comportamento de higiene bucal em adultos
2010; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14295/bds.2004.v7i3.304
ISSN2178-6011
AutoresPatrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia, Flávia Pavan de Campos, Jonas Almeida Rodrigues, Patrícia Aleixo dos Santos, Lívia Nordi Dovigo,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO presente trabalho avaliou os efeitos de um programa educativo sobre o conhecimento e comportamento de higiene bucal em adultos. Para isso foram selecionados cinqüenta pacientes. No programa aplicado, a educação e motivação foram realizadas através da orientação direta associada aos recursos audiovisuais e à escovação supervisionada. Para a análise do nível de conhecimento, foi aplicado um questionário em três fases, antes do programa, imediatamente após a sua aplicação e seis meses após a sua conclusão. A análise do comportamento de higiene bucal baseou-se na observação clínica dos procedimentos executados pelos pacientes, em duas fases, antes e seis meses após o programa. Os resultados mostram que houve considerável melhora no nível de conhecimento dos pacientes. O nível A passou de 12% antes do programa para 78% após o mesmo, o nível B diminuiu de 84% para 22% e o nível C caiu de 4% para zero. Observou-se também efeito positivo sobre o comportamento de higiene bucal. Antes do programa 36% dos pacientes utilizavam o fio dental de maneira correta e, seis meses após, 74% faziam-no adequadamente. Inicialmente a técnica de escovação de Stillman foi relatada por 40% e na avaliação final por 78%. Quanto à forma de execução da escovação, 28% e 70% realizaram-na corretamente, antes e após o programa, respectivamente. Os resultados obtidos permitem concluir que o programa proposto foi efetivo na melhoria do nível de conhecimento odontológico e comportamento de higiene bucal dos pacientes,mesmo após seis meses da sua aplicação.
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