Emulação de retóricas clássicas em preceptivas da musica poetica
2014; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
0973-9866
Autores Tópico(s)Historical and Literary Analyses
ResumoNo mundo Reformado dos secs. XVII e XVIII, autores que discorreram sobre a composicao musical, ou musica poetica , propuseram preceptivas cuja sistematica e terminologia foram emprestadas das retoricas e das poeticas greco-latinas, seguindo o interesse humanista. Este artigo mostra como as escolas luteranas cumpriram um papel fundamental para esta transposicao. Para isto, examina-se a proposta pedagogica destas instituicoes, centrada no estudo da Teologia e na leitura de autores classicos e humanistas. Este metodo de ensino se estende as preceptivas musicais, que assimilam, assim, a tradicao retorica. Nesse sentido, e possivel considerar estes escritos da musica poetica como produtos diretos do pensamento humanista. Nos escritos da musica poetica , a finalidade edificante da musica e identificada com a ideologia das escolas luteranas. Ainda no sec. XVIII, tratados como o referencial O Mestre-de-Capela Perfeito , de Johann Mattheson (1739), afirmam a mesma potencialidade moral da musica. Nao ha duvida do debito desta obra magistral para com a tradicao escolar da musica poetica , a despeito da obra de Mattheson ser dedicada ao circulo cortesao e nao diretamente ao publico escolar. Uma visao mais aprofundada da dimensao humanista do ensino da musica nas escolas luteranas permite contextualizar e melhor compreender o aparecimento e difusao da musica poetica no mundo luterano dos seculos XVII e XVIII.
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