Artigo Produção Nacional

Uma Experiência na Aplicação de Práticas de Apoio no Ensino- Aprendizado de Algoritmos

2011; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês

10.5753/cbie.wie.2011.1378-1381

ISSN

2316-6541

Autores

Gabriel Costa Silva, Reginaldo Ré, André Kawamoto, André Schwerz,

Tópico(s)

Teaching and Learning Programming

Resumo

Resumo: O ensino de algoritmos e um desafio para professores de cursos de computacao. Diferentemente de algumas disciplinas tecnicas, algoritmos exige do aluno nao apenas o aprendizado de uma tecnologia, mas sim um conjunto de habilidades como: (i) raciocinio logico; (ii) capacidade de resolver problemas; e (iii) capacidade de abstrair solucoes usando uma representacao formal. Neste artigo e relatada uma experiencia na aplicacao de praticas de apoio no processo de ensino-aprendizado de algoritmos usando diferentes ambientes de apoio a aprendizagem. Tais praticas visam: (i) reduzir a abstracao de um algoritmo; (ii) identificar deficiencias no aprendizado e ataca-las a tempo; e (iii) motivar o aluno por meio de problemas ludicos. Abstract: The algorithms teaching is a challenge for the teachers from computing courses. Unlike other technical subjects, algorithms not only requires that students to learn technology, but it aims to develop a set of skills, as: (i) logical reasoning (ii) the ability to solve problems; and (iii) the ability to abstracting solutions using a formal representation. This paper describes an experience using few practices to support the learning-teaching process. These practices aim: (i) minimizing the algorithmic abstraction; (ii) identify learning weaknesses in order to solve them on time; and (iii) motivate the student through ludic problems.

Referência(s)