Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A formação do professor de História no Brasil: percurso histórico e periodização

2014; National History Association; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20949/rhhj.v2i4.98

ISSN

1806-3993

Autores

Thiago Rodrigues Nascimento,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Nos últimos anos a formação de professores de História tem se tornado objeto de importantes pesquisas realizadas por historiadores e educadores. A vitalidade desse campo de pesquisa pode ser evidenciada no crescente número de trabalhos e artigos expostos e publicados em encontros, como os organizados pela Associação Brasileira de Ensino de História (Abeh), e em periódicos científicos. Entretanto, a maior parte dos estudos se debruça sobre as ‘questões pedagógicas’ e curriculares atuais, concedendo pouca atenção à história dessa formação. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir uma periodização possível para análise da história da formação dos professores de História no Brasil. Para tanto, temos como referência teórica autores da história da educação e do ensino de História. Utilizamos, ainda, as diferentes legislações normatizadoras referentes à forma

Referência(s)
Altmetric
PlumX