Internacionalização da pós-graduação em Psicologia: estudo comparativo dos cursos de doutorado no Brasil e na Espanha
2014; Volume: 11; Issue: 25 Linguagem: Português
10.21713/2358-2332.2014.v11.548
ISSN2358-2332
AutoresAna Ludmila Freire Costa, Fellipe Coelho‐Lima, Joyce Pereira da Costa, Pablo de Sousa Seixas, Oswaldo Hajime Yamamoto,
Tópico(s)Doctoral Education Challenges and Solutions
ResumoObjetivou-se, neste artigo, analisar características relativas ao debate sobre internacionalização dos programas de excelência de Psicologia no Brasil e Espanha. Trata-se de estudo documental comparativo entre os 6 cursos de doutorado brasileiros com conceitos 6 e 7 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 2010-2012, e os cinco espanhóis que receberam a Mención hacia la Excelencia, em 2010-2011. Três tipos de dados foram coletados: caracterização geral, formação dos alunos e produção científica (período 2007-2012). Como pontos distintos, tem-se a maior produtividade dos pesquisadores brasileiros e a predominância, no Brasil, de áreas de Psicologia alinhadas ao mainstream da pesquisa internacional. Em relação às aproximações, chamam a atenção o caráter tutorial do processo formativo e o peso de iniciativas pessoais na conquista do padrão de excelência internacional.
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